CRESCER SEM COLOCAR EM RISCO O CONQUISTADO

Crescer, esta é normalmente a meta da maioria das micros e pequenas empresas...

Ano novo é mais feliz com planejamento

Crescer, esta é normalmente a meta da maioria das micros e pequenas empresas, mas passar de pequeno para médio é alem de desafiador também muito arriscado, uma das fases mais críticas na vida de uma empresa se dá no momento em que se decide aumentar o porte de seus negócios.

A tentativa de crescer se não acompanhada de um bom planejamento apresenta um risco muito maior de insucesso, entre as inúmeras dificuldades enfrentadas pela empresas na hora de crescimento estão as questões de ordem tributária, tecnológica, administrativa e de mercado pois naturalmente passará a enfrentar empresas de maior porte também.

Assim sendo um plano de negócio passa a ser fundamental para que a empresa consiga crescer de forma ordenada e sustentada. A empresa precisará estar mais estruturada quanto a tecnologia, mão de obra e até mesmo estrutura física. Tudo muda, mas crescer não é ruim, é conquistar novos mercados.

Um bom planejamento permite verificar se o aumento de tamanho proporcionará o retorno pretendido, Crescimento não quer dizer lucratividade, os custos podem subir em proporção maior que os ganhos a ponto de não ser vantajoso, por esta razão é de suma importância estudar cada passo a ser dado na busca do crescimento.

Um dos maiores desafios enfrentado pelos empreendedores em busca de crescimento é melhorar a gestão e descentralizar o controle da empresa, estruturar equipe de colaboradores, criar departamentos e delegar.

MÁRIO CORRÊA - Sócio Diretor

Comentários