A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA TRABALHISTA

A auditoria trabalhista constitui importante ferramenta para auto fiscalização e tem como objetivo evitar passivo oculto, reduzir custos e aumentar produtividade.

A partir de um exame da real situação da relação Empresa/Empregado, por meio de análise criteriosa na área de Recursos Humanos, a fim de se verificar o cumprimento da legislação, as formas de vínculos trabalhistas existentes e os procedimentos adotados, chega-se ao autoconhecimento do complexo trabalhista.

A auditoria examina as operações trabalhistas, os direitos e deveres dos empregados e empregadores. Emite parecer com as possíveis irregularidades e identifica caminhos para melhoria da situação atual. É uma forma de prevenção e de redução de Custos e Riscos na Área Trabalhista.

O trabalho é realizado nos procedimentos internos, face a legislação trabalhista e previdenciária, desde a admissão do empregado até seu desligamento. Contempla dentre outros, os cálculos da folha de pagamento, verificação de horário e jornada de trabalho, concessão de férias, cálculos e recolhimento de tributos pertinentes e revisão das rescisões de contratos de trabalho. Engloba ainda a identificação e a correção de procedimentos vulneráveis, com direcionamento e métodos seguros e de bons resultados e minimiza o risco de eventuais autuações por parte das autoridades fiscalizadoras do trabalho, da previdência social e de reclamações trabalhista.

São inúmeras as normas que regulam as relações do trabalho, dentre outras, podemos citar a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho, as Convenções Coletivas de cada categoria além dos Enunciados, Súmulas, Precedentes Normativos e orientações jurisprudênciais, além de todo o complexo de normas que regulam o INSS, FGTS, IRRF, etc.

Nos dias atuais empresa alguma pode deixar as questões trabalhistas em segundo plano. A valorização da mão de obra deve ser observada como diferencial em um mercado extremamente competitivo. Colaboradores satisfeitos resultam em benefícios diretos e indiretos. Essa satisfação não é fruto de custos adicionais, necessariamente.

Um planejamento trabalhista bem implementado resulta em benefícios diretos e indiretos sem, contudo constituir em aumento de custos. Da mesma forma, a correta aplicação das normas trabalhistas evita passivos ocultos em uma empresa evitando surpresas indesejáveis.

A consultoria e a auditoria trabalhista desempenham um papel de fundamental importância, identificando, ainda, fraudes, procedimentos irregulares ou desaconselháveis, direcionando a sociedade à adoção de métodos seguros e de retorno financeiro, corrigindo e prevenindo-a de eventuais dissabores.

MÁRIO CORRÊA - Sócio Diretor

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